JESUS, AQUELE QUE NOS CONCEDE O ESPÍRITO SANTO

Além de entregar a Sua vida para nos salvar, Jesus nos deixou seu representante na terra para que desse continuidade à obra por ele iniciada. Sem a obra do Espírito Santo, nenhum de nós poderia reconhecer Jesus como Senhor e Salvador; não poderíamos ser transformados à Sua semelhança.  Por isso, Jesus se apresenta à igreja de Sardes como Aquele que concede a maravilhosa graça da pessoa da divindade: Espírito Santo.

Texto para Estudo: Apocalipse 3:1

Como é bom permitir que o Espírito Santo opere em nossa mente para que cada um de nós participe apresentando a sua opinião a respeito do estudo bíblico!
A apresentação de Jesus à igreja de Sardes é tão importante quanto às outras.

 Dentre as pessoas da divindade, a mais difícil de entender é o Espírito Santo.  De forma geral, para nós é mais difícil tentar entender Deus imaginando-O corporificado. Entretanto, pelo que lemos através da descrição bíblica é fácil imaginar o Pai. Imaginar o Filho é mais simples. Até uma criança, ao ver a figura de alguém com barba, cabelos compridos e uma túnica dirá: É Jesus!

Mas, e quanto ao Espírito Santo? Embora tenhamos as descrições bíblicas a respeito, sabemos que o Espírito Santo não é uma pomba, não é uma chama de fogo ou uma corrente de água, não é um pouco de azeite e não é simplesmente algo como o vento passando. Este estudo nos ajudará a conhecê-lo.
Por que as sete estrelas são novamente mencionadas? Notaram que tanto em Apocalipse 2:1 como em 3:1, o número sete é repetido duas vezes? Em sua opinião, qual é o significado deste número?
Os "sete espíritos" são também descritos como as "sete tochas de fogo" (Apocalipse 4:5) e como os "sete olhos do cordeiro" (Apocalipse 5:6).

É Clara a relação dos "sete espíritos" com o Pai e com o Filho. Ainda compartilham do cenário de adoração no céu. Devemos ser cuidadosos ao considerar o número sete a fim de não associá-lo como algo como as manifestações já mencionadas. O número sete é, em primeira instância, a expressão simbólica da perfeição.  Implica também na veracidade de formas pelas quais o Espírito Santo Se manifesta e na diversidade de dons que concede aos crentes para que façam a sua vontade. Por isso, Paulo lhe atribuiu essa soberania ao dizer "distribuindo como lhe apraz, a cada um individualmente" (1 Coríntios 12:11).

Qual é o significado de Jesus ter os sete espíritos de Deus? Como a Bíblia expressa o fato de que Jesus é quem concede o Espírito Santo?
O Espírito Santo é concedido por Jesus àqueles que nele creem. Isso não significa simplesmente um poder ativo. Significa que Jesus, da mesma forma que abriu uma porta e um caminho por meio de seu sacrifício para que possamos entrar diretamente na presença de Deus, também habilita a ação do Espírito Santo "na" vida daquele que crê.

A seguir, sugerimos a leitura dos seguintes textos, reforçando o que está em negrito.

João 14:16 - “E Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador” (associação de três).

João 14:7 - "estará em vós".

João 14:26 - "o Espírito Santo, a quem o Pai e enviará em Meu nome (Jesus –  associação de três)... ensinará... fará lembrar de tudo o que vos Tenho dito.

João 16:7-11 - "Convém-vos que Eu vá... virá... convencerá o mundo do pecado da justiça e do juízo.

João 16:13 - " ele vos guiará a toda verdade... mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir (dom Profético)".

João 16:14 -  "Ele Me glorificará; porque há de receber do que é Meu e vo-lo há de anunciar."

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem