Relacionamento

 

O capítulo 5 de Efésios do verso 21 até o 33 que é o material de nossa meditação, desdobra o relacionamento matrimonial e aconselha como devemos agir.

 Se você presenciasse uma mulher sendo humilhada pelo marido, o que faria? Que tipo de atitude você esperaria ver da esposa?


De acordo com o verso 21, do capítulo 5 de Efésios, como o cristão deve se relacionar? Como devemos viver esse propósito? De que forma esses princípios devem influenciar nossos relacionamentos? Amor e Respeito, qual a relação entre os dois?  O que você supõe ser mais fácil: a mulher ser submissa ao marido ou o marido amar a esposa como Cristo amou a igreja?  


Como a comparação da relação de Cristo para com a igreja nos ajuda a compreender como o marido deve se relacionar com sua esposa? Qual deve ser a maneira essencial de motivação?


Como o texto de Efésios nos auxilia a rebater o conceito machista de que o homem é superior à mulher?  De que modo, podemos compreender sobre isso, para assim, aperfeiçoar o relacionamento familiar?


Podemos observar que o casamento é uma instituição divina, sendo primariamente composto por marido e esposa, que precisam ter posição de igualdade: "uma só carne" (verso 31). A submissão neste contexto não tem o conceito que normalmente lhe atribuímos.


Nenhum filho de Deus é escravo.  No cenário bíblico, do ponto de vista da dependência, de forma alguma sugere uma posição autoritária ou injusta, onde um tem poder e o outro é obrigado a obedecer.


 A dependência nas relações entre as pessoas em tempo algum é indiscutível.  Pois, na frente está à vontade de Deus. Submissão "no termo de Cristo" (verso 21) reivindica consideração por parte da esposa, bem como honestidade e retidão por parte do marido.


 Submissão e amor não deixam os cônjuges em condições contrárias no matrimônio, seu propósito é uni-los.  Em suma, submissão personifica entrega completa ao outro.  Amor expressa semelhantemente a mesma coisa e implica em amar ao ponto de morrer pelo outro, como fez o nosso redentor Jesus Cristo.



Somos responsáveis pela união no Lar. Se aplicarmos o que foi comentado aqui, e se o nosso comportamento for cristão, seja no trabalho ou no lar, como marido, esposa, pai, filho, empregado ou patrão, deve requerer subordinação, porém no olhar da reverência a Cristo.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem