PERDÃO

Perdão é o processo intencional e voluntário pelo qual a vítima passa por uma mudança de sentimentos e atitudes em relação a uma ofensa inerente, deixa de lado as emoções negativas, como a vingança com uma capacidade aumentada de desejar bem ao agressor. Ou seja, é remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa, indulto. Portanto, perdoar é uma escolha. Não se esquece do que viveu, porém é olhar para trás e não sentir mais dor.

O ato de perdoar é importante, pois nos livra de maus sentimentos como o rancor, a raiva e a vingança. Não perdoar impede a chance de viver novas possibilidades e ter mais satisfação na vida pessoal.

A falta de perdão muitas das vezes fica armazenada por tanto tempo, que pode causar reações alérgicas, enxaquecas, dores no corpo e chegar a tal nível que se transforma em um tumor. O sentimento não resolvido acaba se revertendo contra a própria pessoa que guarda e se torna destrutiva.

Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, sentimento de culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte. A Ciência do Bom Viver, pág. 241.

Consequentemente, absolver melhora a saúde em todos os sentidos. Eximir alguém é um verdadeiro remédio que atua em instâncias que vão desde a qualidade do sono até a fadiga, reduzindo sentimentos e patologias prejudiciais à saúde como a tensão, raiva e depressão.

Na Bíblia Sagrada, no livro de Lucas capítulo 11 e versículo 4, “Jesus nos ensina que só poderemos receber o perdão de Deus se também nós perdoarmos aos outros. É o amor de Deus que nos atrai para Ele, e esse amor não nos pode tocar o coração sem criar amor por nossos irmãos”. Maior Discurso de Cristo, pg.113.2.

“Terminando a oração do Senhor, Jesus acrescentou: ‘Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.’ Aquele que não perdoa, obstrui o próprio conduto pelo qual, unicamente, pode receber misericórdia de Deus.” MDC, pg.113.3.

Logo, escusar um ente é o remédio para os atritos de relacionamentos entre as pessoas. A arte de saber perdoar e receber o perdão é uma mágica que faz com que os relacionamentos sejam duradouros. Na realidade, o perdão é um processo que cura feridas e que promove a saúde em todos os seus aspectos. Através do perdão, você faz as pazes com o passado, dá espaço para que a alegria se instaure no presente e adquire esperança para o futuro.

Enfim, é a reconciliação entre duas ou mais pessoas, do mais profundo sentimento.

Absolva o outro e conseguinte serás mais feliz e saudável.

Parte deste texto foi utilizado o google como fonte de referência.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem