Oração e Louvor

Com muita frequência, tendemos a orar somente por pessoas que estão em más condições, "as que realmente precisam de oração".

No estudo de hoje, (Efésios 1:15-23)  vemos Paulo orando por pessoas que, aparentemente, iam muito bem.

 O texto traz a lição de que não devemos tomar nada como certo, quer as pessoas que conhecemos estejam prosperando na fé, quer mal se sustentem, é preciso orar em favor de cada uma delas também.

A leitura do texto bíblico nos leva a fazer algumas perguntas.

 Qual era o motivo pelo qual o apóstolo Paulo orava em favor dos Efésios?

 Qual era o seu desejo ao orar?

Qual dessas coisas pelas quais, Paulo orou você mais precisa em sua vida hoje?

 O que isso nos revela sobre a necessidade que temos de saber que alguém está orando por nós?

 Se o apóstolo Paulo deixa claro que é da vontade de Deus nos dar o espírito de sabedoria, por que muitas vezes, temos tanta dificuldade em saber qual é o Seu querer?

O que Paulo queria dizer com a expressão: "Oro para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados"? Em que aspecto o nosso coração vê?

 Ao orar pelos efésios, Paulo usou quatro palavras gregas para enfatizar a natureza inclusiva e incomparável do Poder de Deus.

Dunamis: destaca a habilidade inata de realizar o que alguém se propõe a fazer.

Energeia: sugere a atividade e eficácia que é o poder de Deus em ação.

Ischys: se refere a força ou poder intrínseco.

 Kratos: usada no Novo Testamento unicamente em relação a Deus ou à Sua Palavra, sugere o poder que subjuga ou é vitorioso.

 A oração de Paulo pelos Efésios nos mostra tudo que Cristo fez por nós.

Paulo tinha muitas lutas, provações e pesares, mas também era homem de louvor e oração. Ele deu graças a Deus pela fé que havia na igreja de Éfeso porque,  como disse,  ele ouviu não só de sua fé, mais do “amor para com todos os santos”.

Sua oração intercessora em favor dos efésios é uma grande lição de vida para nós. Quando oramos uns pelos outros, nós nos tornamos o canal de bênção para os nossos irmãos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem