João 1:1

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje nos reunimos para explorar as profundezas e significados contidos nas primeiras palavras do Evangelho de João, capítulo 1:1. Neste versículo crucial, encontramos uma afirmação poderosa que nos guia para o entendimento da natureza de Cristo e a importância da Palavra em nossas vidas.

I. A Palavra no Princípio:

No início de seu Evangelho, o apóstolo João começa declarando: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." Aqui, "Verbo" refere-se a Jesus Cristo, a Palavra encarnada de Deus. Este versículo nos transporta de volta ao início de tudo, ao ato criador de Deus. No Princípio, a Palavra existia e estava intimamente ligada a Deus.

II. A Relação Inseparável:

A segunda parte do versículo ressalta que o Verbo estava com Deus e, ao mesmo tempo, era Deus. Isso revela a intrincada e misteriosa relação entre Deus o Pai e o Filho. A divindade de Cristo é claramente proclamada aqui, apontando para a eternidade da sua existência. A Palavra não era apenas uma criação divina, mas fazia parte da própria essência de Deus.

III. Encarnação e Luz:

Avançando para os versículos seguintes, testemunhamos a encarnação do Verbo: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós". A encarnação de Jesus é o cerne do cristianismo, onde o próprio Deus se tornou humano para nos redimir. A luz de Cristo ilumina as trevas do mundo, proporcionando esperança e salvação a todos que creem.

IV. A Relevância para Nossas Vidas:

Essas palavras transcendentais não são apenas uma reflexão sobre o passado, mas têm uma mensagem profunda para nós hoje. Como discípulos de Cristo, somos chamados a viver em comunhão com a Palavra. Assim como Jesus trouxe luz ao mundo, somos chamados a ser portadores dessa luz, compartilhando o amor e a verdade de Cristo com um mundo em necessidade.

Conclusão:

Queridos irmãos e irmãs, João 1:1 nos lembra que a Palavra se tornou carne em Jesus Cristo, trazendo luz à escuridão da humanidade. À medida que exploramos essas palavras profundas, somos convidados a refletir sobre nossa relação com a Palavra, com Cristo, e como vivemos à luz desse conhecimento. Que possamos abraçar a Palavra encarnada e compartilhar sua luz com o mundo ao nosso redor. Amém.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem